Cisto mamário é uma massa redonda ou ovoide cheia de líquido derivada da unidade lobular do ducto terminal (costumamos simplificar dizendo que são bolinhas de água).
Eles podem ser percebidos pela primeira vez durante o autoexame ou durante uma ultrassonografia, além disso, podem variar em tamanho, número e magnitude dos sintomas.
Quando os cistos mamários causam muitos sintomas como dor ou deformidade na mama, podemos realizar uma punção para aliviar os mesmos.
Vale lembrar que a taxa de recorrência e alta e que não há benefício para realizar punção em todos os cistos mamários.
Depois de dor mamária, nódulos é a principal causa de procura da mulher por um especialista em mama, ou seja, o mastologista.
Importante falarmos que a maioria dos nódulos são benignos como por exemplo: fibroadenomas, hematomas, esteatonecrose…
Um nódulo pode ser acompanhado por exames frequentes ou investigado, a decisão e tomada de acordo com as características do nódulo no exame de imagem como por exemplo: tamanho, caraterísticas das bordas, conteúdo homogêneo ou heterogêneo, presença ou ausência de microcalcificações e ainda de vascularização.
Caso você perceba um nódulo em sua mama durante o autoexame procure um especialista em mama para que após essa avaliação decisão de acompanhar, biopsiar ou operar seja tomada com segurança.
Por definição mastite é a inflamação do tecido mamário que pode ou não ser acompanhada de infecção (importante: inflamação é diferente de infeção).
Existem vários tipos de mastite, podemos classifica-las em agudas e crônicas.
A mastite mas conhecida é a MASTITE lactacional, esta ocorre no período da amamentação, porém existem mastites que podem acometer mulheres que não estão amamentando como exemplos mais comuns temos incluem mastite periductal e mastite granulomatosa idiopática.
A mastite lactacional é assim chamada por ocorrer no período da amamentação, seu quadro clínico inclui edema da mama, vermelhidão e dor, é mais frequente nos primeiros três meses de amamentação.
A principal causa é a pega inadequada o que leva a trauma mamilar com consequente edema e compressão de um ou mais ductos. Se os sintomas persistirem por mais de 24 horas podemos suspeitar de mastite lactacional infecciosa esta é caracterizada por dor, vermelhidão, febre e mal-estar.
WhatsApp us