Biópsias da Mama

Biópsias

Há quatro maneiras de fazer uma biópsia do nódulo de mama.

Cabe à Mastologista escolher o melhor método:

  1. Biópsia excisional, que consiste na remoção cirúrgica do nódulo.
  2. Punção com agulha fina.
  3. Biópsia com agulha grossa, chamada de trucut ou core biópsia.
  4. Biópsia percutânea a vácuo (mamotomia), que consiste na biópsia realizada com uma agulha mais grossa (obtém maior quantidade de tecido), ligada a um aparelho que aspira o tecido do nódulo.

Core Biópsia

A CORE BIOPSIA, sempre que possível vai ser a primeira opção para realizar a biopsia da mama, pois é minimamente invasiva e ainda tem probabilidade de adquirir tecido suficiente para ser analisada pelo médico patologista.

Como ela é feita?

O exame inicia com limpeza da pele, anestesia local, uma pequena incisão na pele é feita, através da qual a agulha de biópsia é introduzida, geralmente realizamos a retirada de fragmentos.

Os fragmentos retirados são colocados em frasco com formol tamponado e enviado para o médico patologista, ele é quem vai realizar a análise desse material confirmar se trata-se de uma lesão benigna, neoplasia ou de um lesão precursora.

Quando a lesão é confirmada como neoplasia um exame adicional necessita ser solicitado, o estudo imuno-histoquimico.

Orientações gerais depois da realização da core biopsia: gelo local, analgésicos em caso de dor, o local pode ficar com coloração arroxeada por alguns dias.

Assista o vídeo.

PAAF

PAAF é uma abreviação de Punção Aspirativa por agulha fina.

Atualmente fazemos esse procedimento para esvaziamento de cistos mamários volumosos e para pesquisa de células neoplásicas em linfonodos suspeitos ao exame físico ou à ultrassonografia, neste caso a PAAF necessita ser realizada com auxílio de um ultrassom.

E você pode perguntar, mas é errado fazer PAAF de um nódulo?

O problema é que a PAAF é menos específica e menos sensível do que a core biópsia.

Ou seja, a chance de um resultado da PAAF de um nódulo vier negativa mesmo o nódulo sendo um câncer de mama é maior do que quando se realiza a core biópsia.

Biópsia a Vácuo / Mamotomia

Comumente chamada de “mamotomia”, esse tipo de biópsia consegue retirar uma maior quantidade de material quando comparada com a core biopsia.

Pode ser guiada por ultrassom, por mamografia ou por ressonância, a depender de tipo e tamanho da lesão.

Uma das grandes vantagens é que em alguns casos é feita a retirada de toda a lesão.

Entre as desvantagens é que o método possui um custo elevado quando comparada aos outros tipos de  permite a coleta eficiente de várias amostras de forma rotacional com uma única inserção do dispositivo de biópsia, além de o método não sem amplamente em todas as cidades do país.

Leiliane Martins - Doctoralia.com.br